domingo, 4 de agosto de 2013

Liga da Justiça vs Vingadores: A Batalha fora das telas - Parte 1


Esse texto não poderia começar de outra forma senão com uma crítica a editora DC Comics e ao estúdio que leva as histórias de seus super-heróis para os cinemas, a Warner Bros. Nos últimos anos se tornou notória a surra que a DC levou da sua rival MARVEL na disputa para levar as superequipes (Liga da Justiça e Vingadores) para as telonas.

                     



Mesmo com o direito de seus super-heróis (inclusive os mais famosos: Homem-Aranha, X-Men e Wolverine) divididos entre vários estúdios diferentes, a MARVEL conseguiu estabelecer uma franquia bem fundamentada e lucrativa, enquanto a Warner mesmo tendo levado os grandes heróis da DC para as telas muito tempo antes, não consegue a estabilidade entre seus filmes como a MARVEL conseguiu.

O histórico:

Com o lançamento e o estrondoso sucesso de Superman – O Filme, em 1978, a DC/Warner iniciou a era dos quadrinhos no cinema blockbuster, porém não soube dar continuidade a essas histórias. Foram duas franquias levadas as telonas, Superman e Batman – seus dois maiores heróis - ambas tiveram quatro filmes e ambas sofreram do mesmo mal. Nos últimos filmes os enredos enveredaram para uma história de comédia que desagradou o público. 

Superman - Filme (1978), Superman II - A Aventura Continua (1980), Superman III (1983) e Superman IV - Em Busca da Paz (1987).

Batman (1989), Batman - O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997).
 
No caso especifico do homem-morcego, os primeiros filmes, dirigidos por Tim Burton, também desagradaram muitos dos fãs de quadrinhos, mas se sustentou na bela atuação de atores consagrados e ganhou ainda mais fama devido ao fracasso do diretor Joel Schumacher nos dois últimos filmes (os filmes de Joel Schumacher eram tão ruins que fizeram muitos fãs do Batman mudarem seus conceitos sobre os filmes de Burton). Schumacher mostrou que a única referência que tinha do personagem era a série clássica de TV dos anos 60, estrelada por Adam West e Cesar Romero. A união da comicidade da série com os aspectos peculiares (para não dizer estranhos) deixados por Tim Burton colocaram os filmes de Joel Schumacher no hall dos piores filmes baseados em quadrinhos de todos os tempos.

E foi logo depois da decepção do último filme do cruzado encapuzado que a principal concorrente da DC, a MARVEL Comics, iniciou sua hegemonia nos cinemas. Em 2000 foi lançado X-Men – O Fime, dirigido por Bryan Singer, o filme foi um verdadeiro sucesso de bilheteria e marcou a virada da Marvel no cinemas, ultrapassando a sua concorrente. 
Com os direitos de seus personagens divididos entre vários estúdios a MARVEL viu no início do século XXI uma enxurrada de filmes de seus super-heróis. De 2000 até 2008 foram mais de 15 produções, é óbvio que algumas eram realmente tão ruins quanto os Batman/Schumacher, mas com a grande quantidade de filmes lançados, o número de bons filmes também era muito grande.

Exemplos de filmes de heróis da Marvel lançados por vários estúdios diferentes, como a 20th Century Fox e a Sony Pictures.
 
Se a situação da Marvel já estava bem melhor do que sua rival no início dos anos 2000, em 2008 a MARVEL Studios, subsidiária da MARVEL Comics e co-produtora dos filmes da “casa das ideias” com os grandes estúdios, resolveu criar sua própria franquia e bancar seus próprios filmes. Os heróis cujos direitos pertenciam a outros estúdios continuaram sendo produzidos a parte, mas a MARVEL voltaria seus olhos aos super-heróis que ela detém a marca exclusivamente. Tem início assim uma das franquias mais bem elaboradas (ou megalomaníacas?!) e sucedidas do cinema: a franquia Vingadores. Hoje sabemos que esta franquia está dividida em fases, em abril do ano passado foi o término da Fase 1, com o lançamento do primeiro filme da superequipe da MARVEL. Cada fase é composta por filmes solos e terminam com uma nova aventura dos Vingadores, então, de 2008 a 2011 foram lançados: Homem de Ferro, Homem de Ferro II, O Incrível Hulk, Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador. Em maio desse ano com o lançamento de Homem de Ferro 3, a MARVEL deu início a segunda fase.


Pôster do filme Os Vingadores. Lançado em 2012, o filme finalizou a Fase 1 da franquia Vingadores no cinema.

O que impressiona na MARVEL é a habilidade com que eles conseguem transportar seus super-heróis para o cinema, sempre partindo do princípio de colocar pessoas que tenham algum tipo de relação com o projeto e com o personagem, e acima de tudo como eles conseguem pensar o futuro dos seus heróis. Hoje a MARVEL já tem datas de lançamento de filmes da Fase 3 dos Vingadores e vai iniciar uma série de TV sobre o mesmo universo: Agents Of S.H.I.E.L.D.

Continua na parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário