sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Manual para o novo Nerd: Star Wars - Parte 2



Parte 1 - clique aqui

Obi-Wan Kenobi na Trilogia Clássica.
A Trilogia Original começa com o encontro dos irmãos Luke e Leia já adultos. Ela foi adotada pela família Organa e se tornou princesa do planeta Alderaan. Ele foi criado pelos tios em Tatooine, onde se tornou fazendeiro e sonhava em virar piloto. Ambos desconheciam suas verdadeiras origens. Os destinos dos dois se cruzam quando Luke encontra um pedido de ajuda de Leia (esta fazia parte da Aliança Rebelde, que lutava contra o Império). Após unir forças com o ermitão Ben Kenobi (o mesmo mestre de Anakin, que ficara escondido em Tattoine, protegendo Luke após a purga Jedi), Luke decide ir ao auxílio da princesa. Comprando os serviços do piloto e mercenário Han Solo, eles viajam para salvá-la. 

Enquanto viajavam pela galáxia, Obi-Wan conta a Luke parte de sua verdadeira origem e o inicia nos ensinamentos Jedi. Após resgatar a princesa e ganhar a primeira grande batalha contra o Império, na famosa Batalha de Yavin, uma forte amizade se inicia entre Luke, Leia e Han Solo (Solo e Leia acabam se relacionando amorosamente). Essa amizade e a luta contra o Imperador e seu fiel escudeiro Darth Vader é o pilar da trilogia clássica.

Da esquerda para a direita: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo.
 
Detalhe importante: a última batalha do episódio IV marca cronologicamente a série. Os eventos de Star Wars são divididos em: Antes da Batalha de Yavin e Depois da Batalha de Yavin.

Luke e Mestre Yoda.
Durante a trilogia original, Luke conhece outro sobrevivente da purga Jedi: Mestre Yoda. O pequeno, porém poderoso Jedi continua os treinamentos de Luke. 
No último episódio da trilogia clássica, vemos a batalha final entre a Aliança Rebelde e o Império.





SOBRE A DISCREPÂNCIA TECNOLÓGICA:

Muitos se perguntam sobre a questão da diferença tecnológica entre os filmes, visto que (obviamente) os episódios da nova trilogia contêm efeitos visuais bem mais avançados do que os da trilogia clássica, mesmo esta última narrando histórias posteriores àquela. Essa diferença, na verdade, não influencia na história, tendo em vista que a trilogia clássica está muito focada na Aliança Rebelde, se escondendo nos cantos mais remotos da Galáxia, como por exemplo: o planeta Hoth e a lua de Endor, onde predominava gelo e florestas, respectivamente. Já a nova trilogia mostra a República ainda com todo o seu esplendor e parte de sua história se desenrola na magnífica capital Coruscant.

Aqui vai uma dica para quem vai começar a assistir a Star Wars: apesar de a história ter sido explicada nesse manual de acordo com a ordem cronológica, opte por assistir na ordem de lançamento, ou seja, assista primeiro à Trilogia Clássica. Ela é mais ágil e emocionante. Sua premissa é bastante simples: um grupo rebelde que luta para derrubar um império do mal. Já os novos filmes têm a “desvantagem” de ter que ficar fazendo várias explicações acerca da história clássica, dessa forma a aventura perde muito para a narrativa.

O UNIVERSO EXPANDIDO:

O universo de histórias criado para Star Wars ficou tão grande que extrapolou as barreiras do cinema e acabou tendo continuação em vídeo-games, quadrinhos e filmes derivados. Essas histórias que não fazem parte do cânone (história oficiais de um universo ficcional) são conhecidas como parte do universo expandido de Star Wars.

Exemplos de universo expandido:

Quadrinhos:

Star Wars - Herdeiros do Império



Quadrinhos da Dark Horse Company que saem no Brasil pela Editora On Line:
Alguns títulos: Knights of the old republic, Dark Times, Rebellion, Invasion e Legacy.

Star Wars - Dark Times














COMPRA PELA DISNEY E NOVOS FILMES:
Em outubro de 2012 a Disney comprou a LucasFilm, empresa de George Lucas responsável por Star Wars e outras franquias. Com isso, já foram confirmados a produção de novos filmes, não só seguindo cronologia principal com uma nova trilogia (episódios VII, VIII e IX), como também filmes derivados. 



Sobre a nova trilogia, já se sabe que ela tem data de estreia marcada para 2015, será dirigida por JJ Abrams; o cara que ressuscitou Star Trek nos cinemas; e está prestes a anunciar o elenco (os fãs esperam que seja oficialmente anunciada a volta dos atores principais da trilogia original). Já no que diz respeito aos filmes derivados, ainda há somente especulações, muitos acreditam que serão produzidos filmes solos de alguns personagens secundários.

Ainda devido a compra da LucasFilm pela Disney, o desenho Clone Wars, transmitido pelo Cartoon Network, teve que ser cancelado, porém já foi anunciado a produção de outro seriado pela Disney. O novo desenho que se chamará STAR WARS REBELS e abordará o período entre os episódios III e IV.
Já no ramo dos quadrinhos, quem passará a publicar as histórias do universo Star Wars será a MARVEL Comics, que já havia publicado histórias da saga nos anos 80. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário