sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Manual para o novo Nerd: Star Wars - Parte 1



Sendo a promoção da cultura nerd, em todas as suas formas, o principal objetivo desse blog (Uma PANELADA NERD!!!), nada melhor do que começar com um manual de instruções para aqueles que querem se aventurar em um dos maiores expoentes do nerdismo, a franquia Star Wars. Se você já é um nerd old-school talvez não goste desse post, ele foi feito os nerds iniciantes. 


PRIMEIRO, UM RESUMÃO:

A saga Star Wars se divide em duas trilogias, a Trilogia Original (ou Trilogia Clássica) e a Nova Trilogia (também chamada de Trilogia Prequela). Os seis filmes são contados como episódios. E ai vem a confusão... A Trilogia Original, lançada em 1977, 80 e 83, contém os episódios IV, V e VI. E a Nova Trilogia, lançada em 1999, 2002 e 2005, apresentam os episódios I, II e III.





Criador: George Lucas
George Lucas

Filmes:

Nova Trilogia (Trilogia Prequela)

Trilogia Original (Trilogia Clássica)

Desenhos:
Sobre a Guerra dos Clones, evento que aconteceu entre os episódios II e III:





AGORA AS EXPLICAÇÕES GERAIS:
OBS: Embora o filme mais recente já tenha quase 10 anos e muitas das histórias já serem bem conhecidas por terem sido feitas de referências em outros filmes e seriados, como Toy story e The Big Bang Theory, tentarei explicar as duas trilogias, deixando vários pontos para serem descobertos por quem quiser conhecer a saga criada por George Lucas.



Planeta-cidade Coruscant
Todos os filmes começam com um aviso que muitos reproduzem, mas nem todos atentam para seu significado, “Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante...” Ou seja, o universo dos filmes nada tem a ver com o nosso e, apesar das naves espaciais e de toda a tecnologia, se passa num passado distante. Seguindo a ordem cronológica, nos episódios I, II e III, os filmes apresentam a República Galáctica, governada pelo Senado Galáctico, que abrangia vários sistemas planetários. A capital da República era o planeta-cidade Coruscant. Em Coruscant ficava também a sede do Conselho Jedi.

Mas o que eram os Jedis? Os Jedis eram cavaleiros defensores da galáxia e da paz, tinham um elevado senso de honra e justiça, além de serem grandes guerreiros. Orientavam-se pela Força. Uma espécie de campo de energia que tem caráter quase religioso dentro do universo Star Wars.

Durante esses episódios, um movimento separatista começa a se formar na república, iniciada pelos guerreiros da ordem Sith, opositores dos Jedis. Enquanto os Jedis se orientam pelo lado luminoso da Força os Sith se guiavam pelo lado Negro (ou Sombrio). Aos poucos, mais sistemas planetários passam a fazer parte do movimento separatista. Durante uma missão para investigar um desentendimento político em um dos planetas, dois Cavaleiros Jedis (Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi) acabam conhecendo um jovem menino que Qui-Gon acredita ter um grande potencial como Jedi, Anakin Skywalker.
Da esquerda para a direita: Qui-Gon Jinn, Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi.
Anakin era escravo em seu planeta natal (Tatooine) e foi liberto por Qui-Gon Jinn e levado até Coruscant para iniciar seu ensinamento Jedi, mesmo sem a total aprovação do conselho. Ainda no episódio I, o aprendizado de Anakin passa para as mãos de Obi-Wan.

O desenvolvimento de Anakin mostra um rapaz de temperamento forte e cheio de emoção, o que não é o tipo de comportamento apropriado para um Jedi, visto que isso pode desviá-lo do caminho e o levá-lo para o “lado negro da força”. Como prova de seu caráter emotivo, Anakin se apaixona pela Senadora Amidala e ambos começam um romance proibido.

No episódio II, os inimigos da República mostram seu poder em um grande ataque contra a República, mas esta estava preparada. Alguns anos antes, um cavaleiro Jedi havia ordenado a criação de um exército de clones que iria lutar pela república, a partir desse momento iniciou-se o que ficou conhecido como Guerra dos Clones (ou Guerras Clônicas). Esta guerra entre a República e a Aliança Separatista desenvolve-se entre os episódios II e III. Tal ocasião foi retratada, na televisão, através de dois desenhos: Guerras Clônicas (2003), que teve duas temporadas e foi elaborado como animação tradicional; e Clone Wars (2008-2013), que, animado em computação gráfica, encerrou sua 5ª temporada e última temporada em março deste ano. A história da segunda é uma nova forma de mostrar os acontecimentos da primeira série.

Clone Wars, 2008-2013
Guerra Clônicas, 2003;













A nova trilogia se encerra com um filme que faz a ligação com os filmes originais. É nesse filme que vemos a queda da República com a ascensão de um Imperador, um Sith conhecido como Darth Sidious. Também vemos a chamada “Purga Jedi”, quando o conselho e a maior parte dos Cavaleiros Jedis são mortos.

Darth Vader
O episódio III ainda proporciona um dos momentos mais esperados pelos fãs da franquia: após uma série de acontecimentos que o levam para o lado negro da força; perder em combate e ser obrigado a usar uma espécie de armadura para se manter vivo; Anakin Skywalker torna-se o Lord Sith; Darth Vader. O que ele não sabe, porém, é que sua esposa Amidala tivera seus filhos, Luke e Leia. Ambos foram separados e criados por famílias diferentes para que Darth Vader não os descobrisse e continuasse achando que eles tinham morrido.

Continua na Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário